A analise de estanqueidade é utilizada detecção de vazamento em redes de gás em edifícios e nos setores industriais, na área de caldeiraria, tanques e armazenamento, tubulações, área nuclear, automobilística e vasos de pressão, com uso de caixa de vácuo, capilaridade e pressão positiva aplicada em conexões.
Esta atividade deve ser feita por um profissional habilitado (Engenheiro Mecânico) treinado com SNQC-Sistema Nacional de Qualificação e Certificação e também SEQUI, segundo os requisitos da Norma Petrobras N-1590.
Ensaios visuais não destrutivos são capazes de detectar descontinuidades em toda região de interesse, sendo utilizados técnicas de capilaridade, ultra som, partículas magnéticas e estanqueidade por espectrômetro de massa, pressão positiva e negativa. Sua aplicação depende exclusivamente do material a ser trabalhado; aço carbono, aços ligas, ligas de níquel, aços inoxidáveis duplex, ferríticos, martensíticos e austeníticos.
Durante técnica de soldagem, o profissional que executará o trabalho, deverá ser qualificado e acompanhado por um inspetor de soldagem N1 qualificado com SNQC, estas são práticas que aderem a legislação em caldeiraria durante a fabricação de itens críticos, vasos de pressão e tubulações as quais devem estar dentro dos critérios de estanqueidade.